Convidamos você para embarcar com a gente nessa transformadora experiência de autoconhecimento ao longo de uma peregrinação de 18 dias pelo sul e norte da Índia, onde vamos desvendar de perto as raízes do Yoga Integral e vivenciar a envolvente atmosfera espiritual do Oriente.
A viagem será guiada pelos professores Renan Leme e Marina Linhares, que com amplo conhecimento das tradições do Yoga e anos de experiência em jornadas pela Índia, Nepal e Indonésia, vão conduzir você por lugares santos, paisagens inspiradoras, templos, comunidades espirituais e cidades onde viveram grandes mestres da sabedoria milenar do Yoga, como Sri Aurobindo, Mirra Alfassa (a Mãe), Ramana Maharshi, Prabhupada, Krishna, entre outros.
Esta não é apenas uma viagem turística, mas sim uma experiência de autoconhecimento e espiritualidade. Além de visitas a lugares sagrados, haverá também práticas de Hatha Yoga, meditação, estudos de Filosofia do Yoga, palestras com professores convidados (do Brasil e da Índia) e também momentos de contemplação e descanso.
Sejam bem-vindas e bem-vindos!
Conhecida como “A Cidade do Amanhecer”, Auroville é uma cidade internacional construída em 1968 no Sul da Índia, por meio da iniciativa de Mirra Alfassa (a Mãe), companheira espiritual do mestre Sri Aurobindo. Fundada com base nos ensinamentos do Yoga Integral e de Sri Aurobindo, o propósito de Auroville é se tornar uma comunidade onde a unidade humana e seu potencial criativo possam se manifestar harmonicamente por meio da ciência, arte e espiritualidade, independentemente de nacionalidade, raça, crença ou opção política. Auroville conta atualmente com cerca de 2.500 moradores, originários de mais de 40 países do planeta, incluindo o Brasil. A cidade tem a forma de uma espiral para simbolizar a evolução humana e, no centro, ergue-se o Templo Matrimandir, símbolo da Consciência Divina.
Tiruvannamalai é considerada um dos principais centros da espiritualidade indiana. Local de peregrinação mundial de seguidores da tradição do Yoga e Vedānta, a cidade está localizada aos pés da sagrada e mitológica montanha de Arunāchala, conhecida como a “Montanha da Sabedoria”. Segundo a tradição milenar da Índia, Arunāchala é considerada a casa de Shiva. Para alguns, ela é a própria personificação do poder de Shiva. Em 1896, Ramana Maharshi, o sábio yogi e mestre yogi, deixou a casa onde morava, com 16 anos de idade, e caminhou cerca de 300 km sozinho em direção à Arunāchala, onde permaneceu pelo resto de sua vida.
Lá, morou durante anos em algumas cavernas. Atualmente, na base de Arunāchala está localizado o Ashram (comunidade espiritual) de Sri Ramana Maharshi.
Localizada à margem do sagrado Rio Ganges e aos pés da Cordilheira dos Himalaias, no norte da Índia, Rishikesh é conhecida como a “Capital Mundial do Yoga”. A cidade respira Yoga e está repleta de templos e centros de Yoga, como os ashrams do Swami Daiānanda e do Swami Śivananda. Diariamente à margem do Rio Ganges, moradores e visitantes participam dos rituais e cerimônias dedicados às divindades hindus. Rishikesh é conhecida como um dos lugares de peregrinação mais sagrados para os indianos. Santos e sábios visitam Rishikesh desde a Antiguidade em busca de elevação espiritual e autoconhecimento.
Capital da Índia e segunda maior cidade do planeta, vivenciar Nova Delhi é uma experiência tão desafiadora quanto acolhedora. A metrópole global mistura o caos urbano e social com a atmosfera espiritual que ainda permeia sua paisagem por meio dos inúmeros templos e espaços sagrados para as tradições religiosas da Índia. Em Nova Delhi teremos a oportunidade de visitar Museu Nacional da Índia e o Ashram de Sri Aurobindo, além de outras possibilidades de passeios.